Lançada Ouvidoria Cidadã da EBC
--
A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, que reúne dezenas de entidades da sociedade civil, lançou, nesta quarta-feira (16), em transmissão online, o projeto Ouvidoria Cidadã.
Estiveram no evento os docentes Pedro Aguiar (UFF); Fernando Oliveira Paulino (UnB), coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) e da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI); e Laurindo Leal Filho (ECA/USP), que foi o primeiro ouvidor-geral da EBC. Outras debatedoras que participaram foram as jornalistas Rita Freira, ex-presidenta do Conselho Curador da EBC, e Juliana Cézar Nunes, da coordenação-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-DF). A mediação foi feita pela repórter da Agência Brasil Akemi Nitahara, integrante da Comissão de Empregados da EBC.
A Ouvidoria Cidadã se faz necessária pelo fim dos mecanismos de controle social que existiam na empresa e que tornavam a EBC uma empresa de comunicação pública de fato. Neste primeiro relatório, foram abordados, de forma amostral, conteúdos de 2020.
Para a próxima edição, interessados podem contribuir enviando críticas, elogios, prints, links ou análises de conteúdos da EBC para o e-mail ouvidoriacidadaebc@gmail.com. O material será publicado ao longo do ano, nas redes sociais da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública (https://pt-br.facebook.com/emdefesadaEBC/) e no site do Conselho Curador cassado (https://conselhocurador.ciranda.net/).
Confira o documento na íntegra: https://emdefesadaebc.wordpress.com/2020/12/17/acesse-aqui-o-primeiro-relatorio-da-ouvidoria-cidada-da-ebc/